quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Razões pelas quais os cremes "esfarelam"

   Aposto que aquilo que vou falar hoje, já aconteceu a toda a gente pelo menos uma vez na vida.
   Já alguma vez colocaram um creme e ele ficou com um aspecto esquisito, esfarelado? Com esfarelar, quero dizer quando a pele fica com pequenas partículas.

   Isto pode acontecer por causa de:

   - Produtos fora do prazo de validade: normalmente, quando um produto atinge o seu limite de validade começa a esfarelar. Se quando o estreamos, ele absorvia rapidamente e agora não, significa que está fora do prazo de validade.

   - Uso de vários produtos com fórmulas que não combinam: ingredientes de algumas fórmulas podem "não ser compatíveis" e entrar em conflito em contacto com ingredientes de outras fórmulas. Exemplo: quando utilizo o creme de rosto Benamôr com qualquer outro creme ou maquilhagem líquida por cima, nem sequer consigo espalhar a base ou corrector. A pele fica com aspecto de "farinha molhada" (só para terem uma imagem mental da situação xD). Conselho: use apenas o produto que esfarela para perceber se este ainda está dentro do prazo. Se apenas esfarela em contacto com outros produtos é porque não é compatível com os mesmos e, fique descansado, não está estragado.

   - Excesso de produto ou demasiada massagem na pele: quando colocamos demasiado produto ou quando o espalhamos demasiado, chega a uma altura em que a pele não consegue absorvê-lo mais. Isto acontece muito com protector solar. A pele fica saturada com o creme e este seca antes de ser absorvido pela pele. Tentamos espalhar para tirar esse excesso de produto seco e este fica em farelo.

   - Ordem de aplicação e produtos em pó misturados com produtos líquidos: um erro bastante óbvio, para ser sincera. A nossa cara pode ficar com um aspecto esquisito se, por exemplo, colocarmos primeiro pó compacto e de seguida aplicarmos base. Estão a ver o resultado? É isso! Conselho: devemos sempre colocar produtos líquidos ou em creme primeiramente e em último lugar, os produtos em pó.

   - Falta de tratamento da pele: a nossa pele precisa de estar sempre cuidada. É necessário uma esfoliação para nos livrarmos de todas as células mortas e restinhos de tudo o que possa haver na pele. Só assim, esta fica pronta para receber um produto ou maquilhagem. Pele seca e com tendência à desidratação tem mais hipóteses de isto acontecer. Conselho: esfoliar a pele pelo menos uma vez por semana e ter a pele cuidada e hidratada.

2 comentários:

  1. O segundo ponto já me aconteceu muitas vezes! Na maioria devido à pressa. Como não tenho tempo para deixar a pele absorver o creme, passo logo para a base e fica uma confusão enorme. Não dizem que a pressa é inimiga da perfeição? :P

    Beijinhos **
    www.deniseribeiro.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também é o ponto que me acontece mais vezes. Mas às vezes o "defeito" é mesmo do produto, só utilizo o Benamôr de noite porque se quiser usar de dia e de seguida maquilhar-me, sei que vou ficar terrível. Deve ser um creme incompatível com tudo xD

      Eliminar