quarta-feira, 13 de março de 2013

Várias opções de escolha...

   Neste primeiro texto vou explicar resumidamente os vários tipos de vegetarianismo. Este texto está ligado à parte da alimentação, por isso a informação que vou fornecer (penso que) não é algo novo, apenas vai ajudar as pessoas a diferenciar cada um destes tipos de alimentação.

   "Vegetarianismo" é uma palavra que contém mais que um significado, o que provoca uma confusão de conceitos. Pode ser considerado todos os tipos de vegetarianismo existentes e pode também significar um dos tipos: o vegetarianismo estrito.
   O vegetarianismo estrito ou veganismo é uma forma de alimentação que exclui todos os tipos de carne e também produtos derivados dos animais, como lacticínios, ovos e mel. Em termos de alimentação não exite qualquer diferença entre os dois termos. Estes diferenciam-se, na medida em que o primeiro está apenas ligado à questão alimentar, enquanto os vegans estão relacionados com uma forma de vida em que evitam qualquer tipo de exploração animal. 
   No seguinte quadro estão classificadas as várias formas de vegetarianismo consoante o tipo de alimentos que são consumidos:

Vermelho: Não consome
Verde: Consome


   O semi vegetarianismo é considerado uma dieta vegetariana, algo que estou em desacordo. Quem opta por este tipo de alimentação não consome carne vermelha, mas consome carne branca, peixe e outros produtos de origem animal.
   Existe também o frugivorismo e o frutarianismo. No primeiro, os alimentos ingeridos são principalmente frutas, verduras, legumes e algumas sementes. No segundo, apenas as frutas ou outros alimentos que caíram ou iriam cair naturalmente da planta.
   Por fim, os crudívoros e os macrobióticos. Estes dois tipos de alimentação não estão estritamente ligados ao vegetarianismo, já que não impede a ingestão de carne.
   Os crudívoros, como o próprio nome indica, não cozinham os alimentos. Normalmente quem opta por esta alimentação não ingere carne, já que esta sem ser preparada tem consequências graves para a saúde. Já os macrobióticos, têm uma filosofia de vida um pouco complicada de resumir em apenas um parágrafo. Basicamente estes comem alimentos livres de toxinas e outras substâncias prejudiciais à saúde, com vista a prolongar a sua vida.

   Eu sou vegan e vocês?


12 comentários:

  1. Muitas vezes é dificil de cozinhar para a minha filha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com este blog garanto-lhe que irá ser mais fácil.

      Eliminar
  2. Tive um contacto muito profundo com o regime alimentar vegan. Sim é muito complicado ser vegan. Digamos que não sou, de todo. Apenas não gosto de carne vermelha e detesto ovos. Mas é bom experimentar receitas com este tipo de restrições. O humano está demasiado dependente da carne a meu ver e acaba por limitar a sua dieta a isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário. Nós nascemos e crescemos com as ideias que nos inculcaram e com os valores que estão em maior destaque na sociedade, vemos a situação com naturalismo.
      Espero que continues a seguir o meu blog e que conseguias tomar uma decisão firme na tua alimentação...

      Eliminar
  3. Devo afirmar que a realização do trabalho final de MPI me colocou questões.
    No entanto não é uma opção simples de seguir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é assim tão difícil, é preciso ter força de vontade!

      Eliminar
  4. Como posso obter uma dieta saudável e equilibrada com o veganismo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se continuar a seguir o meu blog encontrará as respostas que procura...

      Eliminar
  5. Achei o texto muito informativo. Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, não se esqueça de continuar a seguir o blog.

      Eliminar
  6. Gostei muito do texto, parabéns!! Continuação de um bom trabalho!!

    ResponderEliminar