terça-feira, 26 de março de 2013

Mais do que um tipo de alimentação...

   Como expliquei num texto anterior, ser vegan não se trata exclusivamente da alimentação, mas sim de uma filosofia de vida. 
   Os vegans excluem todos os tipos de carne e produtos provenientes dos animais na alimentação, no vestuário e nos cosméticos. Também não apoiam actividades em que os mesmos são explorados, nem utilizam produtos de marcas que realizam testes em animais.
   Em suma, os vegans pretendem defender os direitos dos animais e evitam qualquer tipo de exploração destes. 
   Para além dos animais, normalmente os vegans têm outros factores em conta, como a saúde, o ambiente e outros aspectos éticos. 

   Eu decidi tornar-me vegan, porque desde sempre que adoro animais e não os vejo como seres inferiores aos Homens, já que na Natureza tudo se encontra no mesmo patamar.
   O motivo pelo qual optei por este estilo de vida foi pelo facto de um dos meus grandes sonhos é conseguir fazer algo pelos direitos dos animais e sentia-me hipócrita por ter este sonho e ao mesmo tempo consumir carne. 
   Há decisões que podemos dizer que modificaram a nossa vida e esta decisão foi uma das mais importantes que fiz ou farei. Por isso mesmo, vou apresentar alguns motivos para todos nós repensarmos o nosso estilo de vida.

1- Evitar a carne é uma das melhores formas para cortar na ingestão de gorduras. Ingerir gordura animal aumenta as chances de ter um ataque cardíaco ou desenvolver cancro.

2- Nos matadouros dos EUA, meio milhão de animais são mortos, por cada hora, onde a dor e o sofrimento estão sempre presentes.

3- Os alimentos usados para engordar excessivamente o gado para consumo humano, poderiam ser usados para alimentar pessoas em África e na Ásia.

4- Todos os dias dezenas de milhões de pintainhos machos de apenas 1 dia de vida são mortos, porque não podem pôr ovos. Alguns são moídos vivos ou sufocados até à morte, usados posteriormente para fertilizantes ou para alimentar outros animais.

5- Todos os animais que morrem para os humanos comerem, morrem em pânico e terror. A matança é impiedosa e desumana. Não há formas "correctas" de matar! Morte é morte.

6- Metade das florestas tropicais do mundo foram destruídas para fazer pasto para criar gado. Cerca de 1000 espécies são extintas por ano devido à destruição dessas mesmas florestas.

7- Se come carne, está a consumir substâncias que foram administradas aos animais, que como é óbvio são prejudiciais à saúde humana. 

8- Vegetarianos visitam hospitais 22% menos que os omnívoros e por pouco tempo. Vegetarianos têm 20% menos colesterol que carnívoros, o que reduz consideravelmente o risco de ataques cardíacos. 

9- Os animais sofrem e sentem dor e medo como nós. Passam as últimas horas de vida trancados num caminhão, com centenas de outros animais, igualmente assustados e por fim, são empurrados para o corredor da morte.

10- Este estilo de vida não é moda nem tendência, nem nasceu do nada. Pessoas como Albert Einstein, Aristóteles, Charles Darwin, Gandhi, Kant, Isaac Newton, Leonardo Da Vinci, Pitágoras, Platão, Rosa Parks, Sócrates e muitas mais personalidades não consumiam carne.

2 comentários:

  1. Bruno Sílvio Martins26/03/2013, 23:10:00

    Dez excelentes e inteligentes motivos para se tornar vegan, ou começar pelo vegetariano para depois dar o próximo passo evolutivo!
    Parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, há que começar por algum lado :)
      Obrigada pelo comentário...

      Eliminar