Todos os anos, novos cosméticos, produtos de limpeza e de higiene são lançados no mercado. Provavelmente, muitos deles foram testados em animais.
Antes de estarem disponíveis no supermercado, esses produtos passam por longos e complexos processos de experiências que deixam milhões de animais mutilados, queimados, envenenados e expostos à acção de gases em testes ultrapassados e desnecessários.
Os fabricantes alegam que os testes garantem a segurança dos produtos utilizados em circunstâncias normais ou em caso de algum acidente, como a ingestão dos mesmos. O verdadeiro interesse, no entanto, é limitar a responsabilidade da empresa perante um possível caso de acção judicial feita por algum consumidor. Juntando a este, o interesse económico, já que os testes em animais não têm tanto custo como as alternativas aos mesmos.
Está provado que a utilização de animais na medicina e outras ciências é injustificável, uma vez que a utilização de animais em pesquisas é um retrocesso, um atraso na ciência e um desperdício de dinheiro público, já que as características biológicas entre os humanos e os restantes animais são diferentes. Além disso, várias experiências que foram bem-sucedidas em animais não mostraram quaisquer resultados em humanos, como por exemplo a vacina contra a SIDA, e até mesmo resultados negativos, como a talidomida.
Muitas pessoas ficam horrorizadas e são contra produtos testados em animais, porém na prática acabam por adquirir estes produtos por já estarem habituadas ou por ingenuidade. A dica é sempre pesquisar antes de comprar e não o oposto.
Caso deixe de usar algum produto por ser testado em animais, é de importância que você entre em contacto com a empresa. Pode parecer inútil, mas não se esqueçam de que nós como consumidores temos a voz e o poder de mudança. São as empresas que devem de se adaptar às necessidades dos seus consumidores e não o contrário.
Quando nos referimos aos animais, a questão não é se eles pensam ou não, a questão é que eles sentem como nós. Ao contrário que muitas pessoas pensam e dizem, os animais não estão aqui para nos servir. É nosso dever respeitá-los, protegê-los e viver em harmonia com os restantes seres vivos.
Por fim, deixo aqui informações pertinentes para quem quiser saber mais sobre o assunto, basta clicar sobre o item:
- Testes mais comuns
- Empresas que não testam em animais
- Empresas que testam em animais
- Página no facebook sobre os testes em animais
Sem comentários:
Enviar um comentário